X-Cola Wilson
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 255 em Sáb Abr 10, 2021 11:07 am
Últimos assuntos
» RAUL SEIXAS
por Ronan Qua Jul 09, 2014 9:19 am

» FUNK - HISTÓRIA, REALIDADE E OPINIÃO
por Convidado Sáb Dez 21, 2013 2:57 pm

» Edital de licitação- Agricultura Familiar Nº06/2013
por leinad Seg Nov 04, 2013 6:18 am

» Edital de Licitação- Agricultura Familiar Nº 05/2013
por leinad Ter Set 24, 2013 11:59 am

» Edital de Licitação- Agricultura Familiar Nº 04/2013
por leinad Qui Ago 15, 2013 8:27 am

» #Vem pra rua Brasil ..
por Cintia Qui Jul 18, 2013 7:46 pm

» Edital de licitação- Agricultura Familiar Nº03/2013
por leinad Qui Jul 18, 2013 12:18 pm

» cartas para deus
por paloma moura Qui Jul 11, 2013 12:04 pm

» Uma Prova de Amor
por paloma moura Qui Jul 11, 2013 11:59 am

» As Branquelas
por paloma moura Qui Jul 11, 2013 11:54 am

» PÉROLAS DOS ALUNOS
por paloma moura Qui Jul 11, 2013 11:43 am

» A importância de uma boa alimentação
por ANA PAULA DE FARIA Qua Jul 10, 2013 7:13 pm

» Manifestações Populares
por ANA PAULA DE FARIA Qua Jul 10, 2013 7:11 pm

» - PROSTITUIÇÃO INFANTIL -
por ANA PAULA DE FARIA Qua Jul 10, 2013 7:05 pm

» - INTERNET -
por ANA PAULA DE FARIA Qua Jul 10, 2013 7:02 pm

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário


[ARTIGO] A História do Cinema

Ir para baixo

[ARTIGO] A História do Cinema Empty [ARTIGO] A História do Cinema

Mensagem por Ronan Ter Fev 28, 2012 2:14 pm

[ARTIGO] A História do Cinema Cinema02
Artigo criado pela equipe: DX-colados.com

A Origem do Cinema

A certidão oficial de nascimento do cinematógrafo leva a data de 28 de dezembro de 1895. Foi nesse dia, no subsolo do Grand Café, no Boulevard des Capucines, em Paris, que teve lugar a primeira demonstração pública e paga do que uma espectadora chamou de um "moedor de imagens". O organizador do festival era um industrial lionês, Antoine Lumière. Seus filhos, Auguste e Louis haviam construído um aparelho destinado " à obtenção e à visão de provas cronofotográficas", trabalhavam no sentido da realização deste velho sonho: reproduzir o movimento dos seres vivos sob a forma de imagens, pintadas ou fotografadas.

Para se chegar à projeção cinematográfica atual, muitos processos de investigação foram feitos em relação aos fundamentos da ciência óptica. Já vem dos primórdios da humanidade a necessidade de registrar movimentos através de pinturas e desenhos nas paredes. Há aproximadamente sete mil anos atrás, no oriente, os chineses já projetavam sombras de diferentes figuras recortadas e manipuladas sobre a parede, um jogo de sombras, próprio do seu teatro de marionetes. No século XV, Leonardo da Vinci, realizou trabalhos utilizando a projeção da luz na superfície, criando a Câmara Escura, que era uma caixa fechada, possuindo um orifício com uma lente, local destinado a passagem da luz produzida pelos objetos externos. A imagem refletida no interior dessa caixa era a inversão do que se via na realidade. Mais adiante, no século XVII. O alemão Athanasius Kirchner criou a Lanterna Mágica, objeto composto de um cilindro iluminado à vela, para projetar imagens desenhadas em uma lâmina de vidro.
No século XIX, muitos aparelhos que buscavam estudar o fenômeno da persistência retiniana foram construídos, este fenômeno é o que mantém a imagem em fração de segundos na retina. Joseph-Antoine Plateau foi o primeiro a medir o tempo da persistência retiniana, concluindo que uma ilusão de movimento necessita de uma série de imagens fixas, sucedendo-se pela razão de dez imagens por segundo. Plateau, em 1832, criou o Fenacistoscópio, apresentando várias figuras de uma mesma pessoa em posições diferentes desenhadas em um disco, de forma que ao girá-lo, elas passam a formar um movimento.

Criado pelo francês Charles Émile Reynaud o Praxinoscópio foi um invento importante para o surgimento do cinema. Este aparelho era um tambor giratório com desenhos colados na sua superfície interior, e no centro deste tambor havia diversos espelhos. Na medida em que girava-se o tambor, no centro, onde ficavam os espelhos, via-se os desenhos se unindo em um movimento harmonioso. Dentre outros inventos, há o Cinetoscópio, inventado por Thomas A. Edison, que consistia em um filme perfurado, projetado em uma tela no interior de uma máquina, na qual só cabia uma pessoa em cada apresentação. A projeção precisava ser vista por uma lente de aumento.

[ARTIGO] A História do Cinema Cinematographo_Aparelho
[ARTIGO] A História do Cinema Prjector_de_cinema_antigo

Cinema Mudo

Desde o início, inventores e produtores tentaram casar a imagem com um som sincronizado. Mas nenhuma técnica deu certo até a década de 20. Assim sendo, durante 30 anos os filmes eram praticamente silenciosos sendo acompanhados muitas vezes de música ao vivo, outras vezes de efeitos especiais e narração e diálogos escritos presentes entre cenas.

[ARTIGO] A História do Cinema Cinema-mudo

Cinema Colorido

O primeiro filme colorido foi produzido em 1935 e se chamava Becky Sharp. O curta de animação Flores e Árvores da Disney, também pode ser lembrado como o primeiro filme colorido (produzido em 1932). Por isso há uma polêmica em torno disto, pois Flores e Árvores, era apenas um desenho animado e não um filme com elenco.
Com o uso do Technicolor, vários filmes aderiram ao cinema colorido, alguns pioneiros são "...E o Vento Levou" e "O Mágico de Oz", ambos de Victor Fleming.

Cinema 3D

A década de 50 ficou marcada nos Estados Unidos pela invasão dos aparelhos de televisão nos lares americanos. As pessoas sumiram das salas de cinema para se aconchegarem no sofá de casa. Em pânico, os produtores dos estúdios decidiram criar algo para fazer o público voltar às salas de projeção. Surgia a técnica Naturalvision, que consistia em uma imagem anáglifa que passa a ter um efeito estereoscópico (tridimensional) quando visualizada por um óculos feito de cartolina e lentes de plástico azul e vermelho. O cérebro une a imagem da cor vermelha sobreposta à cor azul e assim cria a ilusão do efeito em três dimensões.

Mais do que uma tecnologia, o 3D é uma forma de deixar o espectador mais próximo da história do filme. Ele permite a entrada em um mundo ilusório, afinal de contas o cinema trata de magia. Com o número de filmes em 3D crescendo a cada ano, a certeza é que ele veio para ficar.

[ARTIGO] A História do Cinema Cinema3d

Ao sintetizar um pouco da história do cinema no presente texto, é importante lembrar que, a arte cinematográfica ainda é muito nova, e por isso suas permutações ainda estão longe de acabar. É importante que a espessura acumulada de história do cinema não nos faça acreditar que o cinema chegou ao esgotamento enquanto forma de arte. Apesar de o cinema atualmente parecer tender a definir sua identidade em relação ao seu gêmeo perverso, o espectro da televisão, temos que levar em consideração que as duas formas de representação da imagem ainda vão permanecer distintas. Mesmo com a inevitável chegada da tecnologia digital na produção de filmes, o que irá provocar o barateamento dos mesmos.

Por ser uma arte complexa (relaciona fotografia, teatro, pintura, música) e o cinema ainda tem um longo caminho a ser traçado, há com certeza um futuro para esta ilusão secular.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3r…
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alf…
http://www.webcine.com.br/historia2.htm
http://pt.shvoong.com/humanities/1796714…
https://www.youtube.com/watch?v=o44-juUUG…



Para comentar esta matéria, acesse: http://www.x-colawilson.com/t74-artigo-a-historia-do-cinema#2380
Ronan
Ronan
Editor Chefe

Mensagens : 1574
Pontos : 742
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 44
Localização : Pará de Minas

http://as7facesdodrlao.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos