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O SONHO RACISTA DE UM POVO BRANCO

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marcos antonio
Maria Cristina
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Mensagem por Maria Cristina Seg maio 13, 2013 6:22 pm

O sonho racista de um povo branco

Durante o I Congresso Internacional das Raças, realizado em Londres, em julho de 1911, João Batista Lacerda apresentou a tese "Os mestiços do Brasil", onde garantia que em 100 anos – isto é, em 2012 – os negros desapareceriam da população brasileira, e os mestiços estariam reduzidos a 3% do total. Hoje, às vésperas do cumprimento daquela previsão, seu disparate é visível. Mas, na época, aquele era um problema de enorme importância para a classe dominante brasileira, cujos intelectuais e cientistas, incapazes de compreender as razões sociais do atraso brasileiro, atribuíam-no à presença da maioria de negros e mestiços em nossa população. Tanto que a previsão de Lacerda deixou muita gente furiosa – achavam um século muito tempo para que o Brasil se tornasse branco! Mas ele, que era diretor do Museu Nacional, resumia a ciência da época, e também o preconceito racial dominante.
A preocupação com a composição racial do povo brasileiro cresceu nas últimas décadas do século XIX, na crise final da escravidão, e o debate que tomou conta da imprensa e do parlamento brasileiros em busca do substituto para a mão de obra escrava é esclarecedor. Houve propostas de todo o tipo – desde os abolicionistas radicais que, em minoria, defendiam o fim imediato da escravidão sem compensações para os senhores, até aqueles que defendiam uma extinção tão gradual e lenta que arrastaria aquele sistema iníquo até a década de 1930. Outros queriam um período de transição em que os escravos seriam transformados em servos da gleba, juridicamente livres, mas impedidos de sair das fazendas onde viviam. Do ponto de vista racial, uns queriam aproveitar, nas fazendas de café de São Paulo e Minas Gerais, a população livre e pobre do Nordeste, esbarrando na resistência da oligarquia nordestina. Outros queriam trazer chineses (descobriu-se, recentemente, que o próprio imperador D.Pedro II pensava assim) ou colonos africanos, agora na condição de trabalhadores livres. O racismo esteve na base da rejeição destas propostas, que foram descartadas. O deputado Meneses e Sousa, num relatório de 1875, rejeitou a vinda de chineses dizendo que o Brasil precisava de “sangue novo”, e não de “suco envelhecido e envenenado”. Os chineses, escreveu, constituem uma raça “abastardada” e que “faz degenerar a nossa”. Outro que rejeitou a vinda de chineses foi Joaquim Nabuco que, em 1883, registrou por escrito seu temor de que poderiam corromper “ainda mais a nossa raça” e que o Brasil poderia ser “mongolizado como foi africanizado”.

Prevaleceram assim os que defendiam a imigração européia, principalmente italiana, idéia atraente por vários motivos. Eram trabalhadores vindos de uma sociedade hierárquica e autoritária, portanto, eram trabalhadores acostumados a uma cultura autoritária semelhante à brasileira e que, esperavam os promotores da imigração, se adaptariam facilmente às condições de trabalho das fazendas do café, ainda duramente marcadas pelas relações escravistas. Além disso, eram europeus e brancos, correspondendo ao sonho de branqueamento da elite brasileira.

Para os escritores brasileiros do período, entre as décadas de 1870 e 1930, não havia dúvida sobre necessidade de embranquecer a população, principalmente quando tentavam explicar o atraso do país, pois, para eles, os negros, índios e mestiços eram – em graus variáveis –incapazes de civilização, característica que seria própria dos povos brancos. Era uma tese que também correspondia aos interesses da oligarquia agro-exportadora, que dominava o país. Joaquim Murtinho, que foi ministro da Fazenda do presidente Campos Salles e é um precursor do conservadorismo neoliberal, justificou o favorecimento à agricultura dizendo que a indústria era uma característica própria dos povos brancos! (...)

Em 1921, o jornalista Artur Neiva escreveu que “daqui a um século, a nação será branca”; em 1923, o deputado Carvalho Neto encurtou o prazo: “o negro, no Brasil, desaparecerá dentro de 70 anos”; em 1930, Pandiá Calógeras escreveu que “a mancha negra tende a desaparecer num tempo relativamente curto, em virtude da imigração branca em que a herança de Caim se dissolve” (os africanos eram considerados como descendentes de Caim, o filho que Noé condenou).

Mas, em 1938, o médico e escritor (de grande prestígio na época) Afrânio Peixoto esticou o prazo dizendo que, em 200 anos, “terá passado inteiramente o eclipse negro”. Em outro lugar, alargou ainda mais: “Em 300 anos mais, seremos todos brancos”. Levando o racismo a sério, Afrânio Peixoto comparava o Brasil e os EUA e temia que, lá, o racismo impediria a absorção dos negros e o embranquecimento da população: “não sei que será dos Estados Unidos, se a intolerância saxônica deixar crescer, isolado, o núcleo composto de seus doze milhões de negros”. E terminou seu arrazoado com uma nota pessimista: “Teremos albumina suficiente para
refinar toda essa escória?”

Apesar de marcado pelo racismo, o Estado brasileiro – que durante o Império foi um Estado escravista, não criou uma legislação de segregação racial. Entretanto, a legislação de imigração criou obstáculos à entrada de africanos e asiáticos, como o decreto 588, de 28 de junho de 1890, que abria as portas para os “indivíduos válidos e aptos para o trabalho ”, exceto “os indígenas da Ásia ou da África”, cuja entrada dependia de autorização do Congresso Nacional. Ou o decreto 7.967, de 18 de setembro de 1945, que reiterou os obstáculos à entrada de africanos e asiáticos, ressaltando a necessidade de “desenvolver na composição étnica do país as características mais convenientes de sua ascendência européia”.
José Carlos Ruy - Jornal dos Economistas, Rio de Janeiro, maio de 2005

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Mensagem por marcos antonio Qui Jun 06, 2013 7:46 pm

na minha opinião os escravos eram injustiçados dominados pelos seus superiores e não tinha como fugir disso.pois para os outros eram escravos.

marcos antonio

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O SONHO RACISTA DE UM POVO BRANCO Empty Lembrete!

Mensagem por Maria Cristina Sex Jun 07, 2013 7:15 pm

marcos antonio escreveu:na minha opinião os escravos eram injustiçados dominados pelos seus superiores e não tinha como fugir disso.pois para os outros eram escravos.
É importante lembrar que, a maioria das propostas de embranquecimento da população brasileira citadas no texto foi feita após a abolição da escravatura que ocorreu em 1888.
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Mensagem por marcos antonio Sex Jun 14, 2013 6:34 pm

julgar as pessoas por raças cor desigualdade social indiferenças  e desumano..

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Mensagem por amanda sabrina Seg Jun 17, 2013 10:35 am

DESUMANO  A PALAVRA MAIS CERTA PARA ISSO NE.

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Mensagem por amanda sabrina Seg Jun 17, 2013 10:37 am

ERICA FALANDO@ DEVERIA ATE SER PRESO QUEM E RACISTA PQ E PIOR QUE MATAR E DESUMANO ISSO.

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Mensagem por luiz eduardo Qua Jun 19, 2013 6:01 pm

porque ou colocou titulo de sonho rastista DO DRANCO

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Mensagem por luiz eduardo Qua Jun 19, 2013 6:08 pm

NA MINHA OPINIAO OS ESCRAVOS NAO PODIA FAZER NADA POR QUE

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Mensagem por amanda sabrina Qua Jun 26, 2013 9:28 pm

Ser rasista e nao aceita a si mesmo poes cor e jeito nao empedi minguem d ser o q e

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Mensagem por weliton batista Qui Jun 27, 2013 8:35 pm

e terive de mais

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Mensagem por weliton batista Qui Jun 27, 2013 8:35 pm

ola bato

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Mensagem por weliton batista Qui Jun 27, 2013 8:36 pm

hoje eu tipego

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Mensagem por weliton batista Qui Jun 27, 2013 8:37 pm

voce eu tipega no mimha linda

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Mensagem por weliton batista Qui Jun 27, 2013 8:38 pm

agora vou sai

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Mensagem por kely.sky@hotmail.com Qui Jun 27, 2013 10:31 pm

Se um negro não pode ser chamado de preto, por que que um branco pode ser chamado de branquelo (a) ou leite azedo ?

kely.sky@hotmail.com

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