X-Cola Wilson
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 255 em Sáb Abr 10, 2021 11:07 am
Últimos assuntos
» RAUL SEIXAS
por Ronan Qua Jul 09, 2014 9:19 am

» FUNK - HISTÓRIA, REALIDADE E OPINIÃO
por Convidado Sáb Dez 21, 2013 2:57 pm

» Edital de licitação- Agricultura Familiar Nº06/2013
por leinad Seg Nov 04, 2013 6:18 am

» Edital de Licitação- Agricultura Familiar Nº 05/2013
por leinad Ter Set 24, 2013 11:59 am

» Edital de Licitação- Agricultura Familiar Nº 04/2013
por leinad Qui Ago 15, 2013 8:27 am

» #Vem pra rua Brasil ..
por Cintia Qui Jul 18, 2013 7:46 pm

» Edital de licitação- Agricultura Familiar Nº03/2013
por leinad Qui Jul 18, 2013 12:18 pm

» cartas para deus
por paloma moura Qui Jul 11, 2013 12:04 pm

» Uma Prova de Amor
por paloma moura Qui Jul 11, 2013 11:59 am

» As Branquelas
por paloma moura Qui Jul 11, 2013 11:54 am

» PÉROLAS DOS ALUNOS
por paloma moura Qui Jul 11, 2013 11:43 am

» A importância de uma boa alimentação
por ANA PAULA DE FARIA Qua Jul 10, 2013 7:13 pm

» Manifestações Populares
por ANA PAULA DE FARIA Qua Jul 10, 2013 7:11 pm

» - PROSTITUIÇÃO INFANTIL -
por ANA PAULA DE FARIA Qua Jul 10, 2013 7:05 pm

» - INTERNET -
por ANA PAULA DE FARIA Qua Jul 10, 2013 7:02 pm

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário


Bob Marley

+5
Jonathan silva
Débora da Cunha Alves
miriam de fátima lima
ingrid martins de aguiar
Franciele cristina
9 participantes

Ir para baixo

Bob Marley Empty Bob Marley

Mensagem por Franciele cristina Qua Mar 27, 2013 2:28 pm

Bob Marley
Bob Marley Bob+Marley
feito pela equipe: Female Power

Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley , foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. A maior parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Levou, através de sua música, o movimento rastafári e suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, libertação, resistência, liberdade e amor universal ao mundo. A música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas de sua terra natal, fazendo com que considerassem-no a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica. A África e seus problemas como a miséria, guerras e domínio europeu também foram centro de assunto de suas músicas, por tratar-se da terra sagrada do movimento rastafári. Hoje pode ser considerado o primeiro e maior astro musical do Terceiro Mundo e a maior voz deste. Suas músicas mais conhecidas são " I Shot the Sheriff "," No Woman, No Cry"," Could You Be Loved "," Stir It Up "," Get Up, Stand Up "," Jamming "," Redemption Song "," One Love/People Get Ready "e," Three Little Birds ", e tambem lançamentos póstumos como " Buffalo Soldier "e" Iron Lion Zion ". A coletânea Legend, lançada três anos após sua morte e que reúne algumas músicas de álbuns do artista, é o álbum de reggae mais vendido da história.

Bob foi casado com Rita Marley de 1966 até a morte, uma das I Threes, que passaram a cantar com os Wailers depois que eles alcançaram sucesso internacional. Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos (dois deles adotados), os renomados Ziggy e Stephen Marley, que continuam o legado musical de seu pai na banda Melody Makers. Outros de seus filhos, Kymani Marley, Julian Marley e Damian Marley (vulgo Jr. Gong) também seguiram carreira musical.

Bob Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945 em Saint Ann, no interior da Jamaica, filho de Norval Sinclair Marley, um militar branco, capitão do exército inglês Britânico e Cedella Booker, uma adolescente negra vinda do norte do país. Cedella e Norval estavam de casamento marcado para 9 de julho de 1944. No dia seguinte ao seu casamento, Norval abandonou-a, porém continuou dando apoio financeiro para sua mulher e filho. Raramente os via, pois estava constantemente viajando. Após a morte de Norval em 1955, Cedella Booker casou-se com Toddy Livingstone, também de Saint Ann, e mudou-se com Marley para Trenchtown, a maior e mais miserável favela de Kingston, onde o garoto era provocado e rejeitado pelos negros locais por ser mulato e ter baixa estatura. Bob teve uma juventude muito difícil, e isso o ajudou a ter personalidade e um ponto de vista bastante crítico sobre os problemas sociais.

Bob Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945 em Saint Ann, no interior da Jamaica, filho de Norval Sinclair Marley, um militar branco, capitão do exército inglês Britânico e Cedella Booker, uma adolescente negra vinda do norte do país. Cedella e Norval estavam de casamento marcado para 9 de julho de 1944. No dia seguinte ao seu casamento, Norval abandonou-a, porém continuou dando apoio financeiro para sua mulher e filho. Raramente os via, pois estava constantemente viajando. Após a morte de Norval em 1955, Cedella Booker casou-se com Toddy Livingstone, também de Saint Ann, e mudou-se com Marley para Trenchtown, a maior e mais miserável favela de Kingston, onde o garoto era provocado e rejeitado pelos negros locais por ser mulato e ter baixa estatura. Bob teve uma juventude muito difícil, e isso o ajudou a ter personalidade e um ponto de vista bastante crítico sobre os problemas sociais.

Quando Bob Marley deixou a escola aos 14 anos, parecia ter apenas uma ambição: a música. Mas, muito para agradar sua mãe, que temia que ele se tornasse um rude boy (como são conhecidos os delinqüentes juvenis na Jamaica), Bob arranjou um emprego de soldador.

Passava suas horas livres ao lado de Bunny aperfeiçoando suas habilidades vocais. Eles eram ajudados por um dos mais célebres habitantes de Trenchtown na época, o cantor Joe Higgs, que dava aulas informais de canto para artistas aspirantes que estivessem interessados em aperfeiçoar suas habilidades. Foi numa destas sessões que Bob e Bunny Wailer conheceram Peter Tosh, outro jovem com grande ambição na música.

Em 1962 Bob fez uma audiência para o produtor Leslie Kong, que veio a bancar suas primeiras gravações. "Judge Not", de composição de Marley, foi a primeira. Apesar de as músicas gravadas não terem sido executadas nas rádios e chamado pouca atenção do público, só vieram confirmar a ambição de Marley de se tornar cantor.

No ano seguinte, Bob decidiu que o caminho a seguir seria montar um grupo. Se juntou com seus amigos Bunny Wailer e Peter Tosh para formar os "Wailing Wailers". Os garotos escolheram este nome à banda porque diziam que, ao nascer no gueto, nasciam a lamentar, e "wail" signifca "lamentar". O novo grupo tinha um mentor: o percussionista rastafári chamado Alvin Patterson, que apresentou os garotos para o produtor Coxsone Dodd. No verão de 1963, Coxsone ouviu os Wailing Wailers e, satisfeito com o som do grupo, resolveu gravá-los e os pôr pra valer nas paradas jamaicanas.

Os Wailing Wailers finalizaram seu primeiro single, "Simmer Down" através do selo de Coxsone, durante as últimas semanas de 1963. Já em janeiro do ano seguinte era a primeira nas paradas jamaicanas, e se manteve nesta posição durante os próximos dois meses.
O grupo, Bob, Bunny e Peter juntamente com outro cantor, Junior Braithwaite e mais duas backing vocals, Berverly Kelso e Cherry Smith, eram a grande novidade no cenário jamaicano. "Simmer Down" causou grande sensação na ilha e os Wailing Wailers começaram a gravar com regularidade para o lendário Studio One de Coxsone Dodd. O grupo agora criava novos temas se indentificando com os Rude Boys das ruas de Kingston. A música jamaicana finalmente tinha uma identidade e alguém que falava a mais pura linguagem do gueto.

Nos anos seguintes, a banda de Marley colocou mais alguns hits nas paradas da ilha, o que estabeleceu a popularidade do grupo mas, apesar disto as dificuldades econômicas que atravessavam fez com que Junior Braithwaite, Berverly Kelso e Cherry Smith deixassem a banda. Além disso, a mãe de Marley havia se casado novamente e se mudado para Delaware, nos Estados Unidos, aonde economizou algum dinheiro para mandar uma passagem de avião para o jovem Marley, naquela altura com 20 anos. A intenção da mãe de Bob era que lá ele começasse uma nova vida. Antes de se mudar para a América do Norte, ele conheceu uma jovem chamada Rita Anderson, e no dia 10 de fevereiro de 1966 casaram-se.

Após a turnê européia, com uma vasta agenda marcada, Bob Marley e a banda partiram para os Estados Unidos, quando fizeram dois shows no Madison Square Garden. Durante a segunda apresentação, Bob passou mal no palco e começou a ser averiguado o que se passava com o ídolo do reggae. Bob, embora com problemas de saúde, chegou a fazer ainda mais um show em Pittsburgh, no dia 23 de setembro de 1980 (último show de Bob Marley), mas logo o mundo recebeu a triste notícia de que o astro do Reggae estava com câncer. A doença teria sido decorrente de um ferimento infeccionado no dedão do pé, que ele teria sofrido em 1977, durante uma partida de futebol em Londres.

A ferida, quando feita, não havia cicatrizado, e sua unha posteriormente havia caído; foi então que o diagnóstico correto foi feito. Marley na verdade sofria de uma espécie de câncer de pele, chamado melanoma maligno, que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos aconselharam-no a amputar o dedo, porém Marley recusou-se a fazê-lo devido à sua filosofia rastafári, de que o corpo é um templo que ninguém pode modificar (motivo pelos quais os rastas deixam crescer a barba e os dreadlocks). Ele também estava preocupado com o impacto da operação em sua dança; a amputação afetaria profundamente sua carreira no momento em que se encontrava no auge.
O câncer espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago. Ele lutou contra a doença durante oito meses buscando tratamento na clínica do Dr. Joseph Issels na Alemanha, no final de 1980.

#Colapso e tratamento
início de 1981. Durante algum tempo, o estado de Marley parecia ter se estabilizado com o tratamento naturalista do doutor alemão.

#Morte
Em maio de 1981, após receber o aviso de que teria apenas 3 semanas de vida aproximadamente, já abatido quase que totalmente pela doença, Bob Marley resolveu retornar para sua casa na Jamaica para passar seus últimos dias junto à família e amigos. Ele não conseguiu completar a viagem, tendo que ser internado em um hospital de Miami, falecendo no dia 11 de maio de 1981.

#Convicções políticas e religiosas
Bob Marley era adepto do movimento político-religioso rastafári, que proclama Haile Selassie (imperador da Etiópia falecido em 1975) como a representação divina na Terra e que defende o retorno do homem negro pelo mundo para a África. Bob Marley, altamente influenciado pela filosofia rastafári, expressava espiritualidade e defendia a liberdade, paz, igualdade social e de direitos, o amor universal e a irmandade para toda humanidade em suas músicas, fazendo com que o movimento rastafári fosse conhecido pelo mundo inteiro. Mortimer Planno foi um ancião rasta que deu-lhe ensinamentos sobre o movimento.

#Reputação póstuma
A música, a mensagem e a lenda de Bob Marley ganharam mais e mais força desde sua morte. Também deu a ele um status mítico, similar ao de Elvis Presley e John Lennon. Marley é enormemente popular e bastante conhecido ao redor do mundo do inteiro. É considerado o rei do Reggae e é visto como uma das maiores vozes do povo pobre e oprimido, e um dos maiores defensores da paz, da liberdade e da igualdade social e de direitos. Após a sua morte, a data de seu aniversário, o dia 6 de fevereiro, foi decretado feriado nacional na Jamaica.

##Se todos nos unirmos e dermos as mãos, quem sacará as armas? - Eu só tenho uma ambição: que a humanidade viva unida. Negros, brancos, orientais, todos juntos. - Eu não estou do lado dos negros nem dos brancos. Eu estou do lado de Deus, quem me fez vir do homem branco e do negro.
— Bob Marley##

Marley era um grande defensor da maconha, usada por ele no sentido da comunhão. Na capa de Catch a Fire, inclusive, ele é visto fumando um cigarro de maconha, e o uso espiritual da cannabis, característico do movimento rastafári, é mencionado em muitas de suas músicas. No movimento rasta, os dreadlocks representam a força espiritual, as raízes (assemelham-se, literalmente, a raìzes) que une o homem à Mãe Bob Marley 187a5bd21daefa0ec97a0a7f2c8d148f-tb_200Bob Marley A995b82065c43b11f36e7ea91e83130f-tb_200

http://userserve-ak.last.fm/serve/_/2225962/Bob+Marley.jpg


Última edição por Franciele cristina em Qui Abr 11, 2013 10:26 am, editado 5 vez(es)
Franciele cristina
Franciele cristina

Mensagens : 283
Pontos : 178
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 27
Localização : Pará de Minas

Ir para o topo Ir para baixo

Bob Marley Empty Re: Bob Marley

Mensagem por ingrid martins de aguiar Qua Mar 27, 2013 2:37 pm

Bob Marley Frases-de-bob-marley-79

gostei mto de conhecer a verdadeira historia do bob marley,saber que ele nao morreu por causa das drogas e sim por causa de um cancer I love you
ingrid martins de aguiar
ingrid martins de aguiar

Mensagens : 39
Pontos : 33
Data de inscrição : 08/02/2012
Idade : 27
Localização : para de minas

https://www.facebook.com/ingrid.martinsdeaguiar

Ir para o topo Ir para baixo

Bob Marley Empty Re: Bob Marley

Mensagem por miriam de fátima lima Qui Jun 13, 2013 6:46 pm

As historias do bob marley e muito inesquecivel eu gostei muito.

miriam de fátima lima

Mensagens : 10
Pontos : 10
Data de inscrição : 05/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Bob Marley Empty Re: Bob Marley

Mensagem por Débora da Cunha Alves Qui Jun 13, 2013 6:57 pm

Ótimas musicas,adoro sua historia,
hoje Bob Marley é moda e esta estampada na blusas,bermudas,puceiras dos adolescentes....Passando por cima de PRECONCEITO POR CAUSA DE DROGAS...
Débora da Cunha Alves
Débora da Cunha Alves

Mensagens : 11
Pontos : 11
Data de inscrição : 13/06/2013
Idade : 32
Localização : Pará de Minas

Ir para o topo Ir para baixo

Bob Marley Empty Re: Bob Marley

Mensagem por Jonathan silva Qui Jun 13, 2013 6:58 pm

acho que o bob ficou famoso no brasil pelo fato de  asociarsse a maconha,droga famosa no nosso pais.bobobob

Jonathan silva

Mensagens : 16
Pontos : 16
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 29
Localização : Faz donalice.

Ir para o topo Ir para baixo

Bob Marley Empty Re: Bob Marley

Mensagem por wilian lopes Qui Jun 13, 2013 8:34 pm

bob marley ficou famoso nao pela maconha, mas sim por suas frases que nos fazem refletir bastante...

wilian lopes

Mensagens : 8
Pontos : 8
Data de inscrição : 13/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Bob Marley Empty Re: Bob Marley

Mensagem por brunadiegodionatan Qua Jun 26, 2013 6:33 pm

como muitos falam que Bob Marley é somente conhecido pelo uso de maconha , quem jah leu um pouco sobre ele sabe que ´nao é exatamente isso que era o verdadeiro significado do Bob , homem que ajudava as pessoas com o que ganhava e tambem dono de grandes e populares frases

brunadiegodionatan

Mensagens : 12
Pontos : 12
Data de inscrição : 05/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Bob Marley Empty Re: Bob Marley

Mensagem por luiz ricardo Qua Jun 26, 2013 6:43 pm

gosto de bob marlei suas letras são revolucionarias e
inovadoras, incorporam o lado contrário aos mafezistas

luiz ricardo

Mensagens : 10
Pontos : 10
Data de inscrição : 05/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Bob Marley Empty Re: Bob Marley

Mensagem por vitinho Qua Jun 26, 2013 8:57 pm

acho coisa muito bobas sobre oque falam do bob marley ninguem pode achar que ele gosta so de uma coisa nao eles tem varias qualidade
vitinho
vitinho

Mensagens : 10
Pontos : 10
Data de inscrição : 14/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Bob Marley Empty Re: Bob Marley

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos